Sentença Arbitral é título hábil para acesso em registro imobiliário, segundo Conselho Nacional de Justiça.

O Conselho Nacional de Justiça, por meio da Corregedoria Nacional de Justiça, decidiu, de forma inédita, que a Sentença Arbitral é título hábil para acesso ao registro imobiliário.

A decisão foi proferida pelo Ministro Humberto Martins, em consulta solicitada pelo Conselho Norte e Nordeste de Entidades de Mediação e Arbitragem, entidade patrona e afiliada à Câmara de Arbitragem Fórum de Justiça Arbitral.

Segundo o Ministro, “Assim, a sentença arbitral, possui os mesmos efeitos da sentença judicial como título executivo, há uma equiparação eficaz, e nesta conformidade, assume prerrogativas de título hábil para o acesso ao registro imobiliário”.

Para fundamentar a sua decisão, o Ministro ainda citou o Enunciado 9, publicado pelo Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF), aprovado na I Jornada Prevenção e Solução Extrajudicial de Litígios, segundo o qual “A sentença arbitral é hábil para inscrição, arquivamento, anotação, averbação ou registro em órgãos de registros públicos, independentemente de manifestação do Poder Judiciário”.

Acompanhe a decisão do Conselho Nacional de Justiça, na íntegra, abaixo (também disponível para download).

Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Posts Recentes

Open chat